O futebol brasileiro deveria voltar agora?

 

Covid-19 nas três primeiras divisões do Campeonato Brasileiro acentua na estreia riscos e prejuízos a atletas e clubes.





22 jogadores de Goiás e do Maranhão testaram positivo para o coronavírus.

Falhas no sistema de testagem e falta de planejamento marcaram o adiamento de Goiás X São Paulo, que deveria ter ocorrido em Goiânia, às 16h do domingo (9/08). O cancelamento aconteceu depois da equipe de Goiás recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva – STJD, já com a equipe paulista em campo.


Hospital Albert Einstein descumpre prazo para teste de atletas

O protocolo estabelecido pela Confederação Brasileira de Futebol – CBF exige a testagem para Covid-19 das equipes 72 horas antes da partida, para que a lista de atletas seja liberada com 24 horas de antecedência. Mas a logística da operação não funcionou.

O Hospital Albert Einstein, contratado para a coleta e exame, atrasou em um dia a entrega dos resultados. A equipe esmeraldina, ao receber confirmação de 10 atletas contaminados apenas na manhã de domingo, organizou por conta própria novo exame.

A nova testagem, pronta minutos antes da partida, deu positivo para 9 jogadores.


CBF demorou a agir contra o risco de contaminação

O Goiás tentou sem sucesso que a CBF cancelasse o confronto. Quando o presidente do clube, Marcelo Almeida, conseguiu a decisão do STJD, o tricolor já estava em campo.

Segundo a coordenação médica da CBF, que horas antes havia adiado jogo da série C do campeonato brasileiro também por causa do coronavírus, o atraso na divulgação do teste prejudicou a tomada de decisão a tempo.

Em nota oficial, a CBF afirmou ter cobrado do Hospital Albert Einstein maior agilidade no cumprimento do prazo na entrega dos resultados. A entidade ainda não definiu a nova data para a partida.

 

Covid-19  impede Imperatriz - MA X  Treze-PB  pela Série C

O jogo de estreia das equipes pelo grupo A da terceira divisão do Brasileiro foi cancelado pela CBF  cerca de uma hora antes do horário previsto, às 16 horas.

 A testagem da equipe do Imperatriz acusou contaminação de 12 dos 19 jogadores inscritos para a partida.

Pela Série B, o CSA derrotou em casa o Guarani de Campinas por 1 X 0, desfalcado de oito atletas cujos exames, divulgados na sexta-feira, um dia antes da partida, como determina o protocolo.


 Campeonato Brasileiro agora não compensa

A boa disputa entre Flamengo X Atlético, no Maracanã, em que não houve incidentes, dá uma falsa impressão de que é possível realizar o campeonato.

Nas três partidas em que o destaque foi o Covid-19, parecem claros os riscos, os prejuízos e a ainda falta de capacidade para lidar com a pandemia.

Os times se apresentaram sem seu melhor elenco, expuseram outros atletas ao contágio, trafegaram pelo país e desperdiçaram recursos no deslocamento. Não há respostas para questões como o que acontecerá com a próxima rodada do Goiás, agendada para a próxima quarta-feira, em Curitiba, contra o Athlético.

Adiamentos sucessivos, que ocorreram também nesta abertura da Série A por causa das finais dos campeonatos estaduais, podem embolar a já apertada tabela do Brasileiro. Todo o circo técnico e comercial montado para a transmissão também está sob o risco de uma grande derrota.

Além de tudo, o torcedor não pode ir ao estádio.

Não, não era hora de voltar.

Postar um comentário

0 Comentários